sexta-feira, 20 de maio de 2011

E M BRINCANDO E APRENDENDO – ARAÇUAÍ - MG PLANO DE AÇÃO 2011


E M BRINCANDO E APRENDENDO – ARAÇUAÍ - MG
PLANO DE AÇÃO 2011
PRIORIDADES
OBJETIVOS
METAS
AÇÕES
CRONOGRAMA




1- FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
















·          Garantir oportunidades de formação e mudança de paradigma ao corpo docente  e discente
·          Promover palestras com os profissionais da educação para estudo e abordagem de temas relacionados a Educação Inclusiva
·          Realizar momentos de estudos juntamente com a família, equipe da escola e profissionais especializados para envolvimento de todos no processo ensino aprendizagem.
·          Solicitar apoio junto a SME, de cursos de aprimoramento no atendimento aos alunos com necessidades especiais.
·          Palestras
·          Momentos de estudos
·          Cursos de aperfeiçoamento
·          Seminários










Fevereiro à Dezembro





2- INTEGRAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA
·          Estabelecer relação entre família/escola
·          Envolver os pais nas atividades realizadas na escola
·          Promover gincanas culturais e esportivas
·          Realizar exposições das atividades realizadas com os alunos, em reuniões  e nos conselhos de classe
·          Promover momentos de reflexão e palestras educativas que possam contribuir com a conscientização da comunidade escolar

·          Dia da família na escola
·          Palestras
·          Oficinas com os pais, contação de história, relatos de fatos vividos
·          Projetos de ensino envolvendo os pais;
·          Dinâmicas de grupo;
·          Vídeos.







Bimestralmente

3- CONCRETIZAÇÃO DA SALA  DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
·             Implantar a sala do AEE-Atendimento Educacional Especializado
·             Atender toda a demanda de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e necessidades especiais
·             Construção de jogos ;
·             Desenvolvimentos de atividades estimuladoras;
·             Atendimento individualizado;



Segundo semestre de dois mil e onze
4- ENCONTROS DE INTEGRAÇÃO DO CORPO DOCENTE
·          Proporcionar momento de integração da equipe, socialização, troca de idéias e experiências
·          Garantir a socialização de idéias;
·          Promover discussão de temas geradores;
·          Promover momento de discussão das ações em conjunto para melhor promoção da inclusão

·          Planejamentos;
·          Reflexão da prática docente,
·          Avaliação da rotina da escola e resultados obtidos




No decorrer do ano letivo 2011 respeitando datas pré-estabelecidas




5- PROJETO: CUIDANDO PARA VIVER ( MEIO AMBIENTE)
·          Compreender a importância da preservação e conservação do meio ambiente;
·          Humanizar todo o espaço físico da escola.
·          Garantir a oportunidade de reflexão e sensibilização de cada um como parte do meio em que vive;
·          Proporcionar ambientes aconchegantes para a comunidade escolar

·          Roda de conversa
·          Palestras educativas
·          Vídeos
·          Estudo da carta da terra ( versão Infantil)
·          Arborização fixa e móvel , pintura da parte externa e interna;
·          Confecção de jardins, hortas, compostagem orgânica, instalação de duchas;
·          Seleção do lixo;
·          Confecção de brinquedos e ornamentos utilizando material alternativo e reciclado







De janeiro a dezembro

6- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
·          Elevar a qualidade do ensino aprendizagem
·          Participar dos programas proporcionados pelo MEC e NAME;
·          Promover grupos de estudos com o corpo docente;
·          Garantir suporte teórico pedagógico
·          Realizações de encontros;



No decorrer do ano letivo 2011 respeitando datas pré-estabelecidas



7- PROJETO MONTEIRO LOBATO  (LITERATURA INFANTIL)
·      Oferecer  aos alunos oportunidades de manuseio, leitura e apreciação de livros de literatura Infantil .
·          Despertar nas crianças o gosto pela leitura;
·          Garantir oportunidade para o desenvolvimento do imaginário e do faz de conta;
·         Resgate de história, contos, fábulas, parlendas, músicas, etc
·          Promover momentos de leitura;
·         Garantir oportunidades de manuseio de livros de literatura.
·          Montagem de peças teatrais;
·          Jograis;
·          Leitura e contação de histórias,
·          Dramatizações;
·          Paródias;
·          Encenações;
·          Mímicas
·          Brincadeiras  de faz de conta




A partir do segundo bimestre

8- PROJETO DATAS CÍVICAS
·          Promover eventos educativos e recreativos
·          Oferecer
Oportunidades de conhecimento e exercício do civismo;

·          Promoção de eventos educativos por ocasião de datas cívicas e comemorativas,
·          Ação global

No decorrer do ano letivo 2011 respeitando as datas mais significativas do calendário cívico
9- PROJETO: VALORIZANDO OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
·          Valorizar o professor
·          Garantir a valorização e conscientização do profissional da educação
·          Intercâmbio entre professores da rede;
·          Comemoração do dia de cada categoria.

Durante o ano letivo





                                                                                                                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário